Legislativo mobiliza sociedade para desvio dos trilhos
Indicação do Poder Legislativo ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), de Porto Alegre e Brasília, foi o principal encaminhamento da Audiência Pública promovida pelo vereador Roger Ney (PP), objetivando o desvio da malha ferroviária da área urbana de Pelotas.
Esse documento terá em anexo o abaixo-assinado, com mais de 400 subscrições, de moradores de áreas vizinhas aos trilhos, bem como a resenha da Audiência Pública, para que o Dnit tome conhecimento detalhado dos aspectos com os quais o assunto foi abordado.
Em paralelo à tramitação desse documento, comissão integrada pelos vereadores Roger Ney e Ivan Duarte, por representantes da Prefeitura, da comunidade e da ALL (América Latina Logística), que é permissionária do transporte da ferrovia, agendará audiência com o Dnit de Porto Alegre, com a finalidade de exercer a pressão necessária para que as obras do desvio dos trilhos sejam realizadas de forma ágil e objetiva.
O proponente da Audiência Pública, vereador Roger Ney, relatou registros de ocorrência de acidentes envolvendo trens na área urbana de Pelotas, ressaltando a importância do desvio da malha ferroviária.
"Os trens atrapalham o trânsito, comprometem a segurança, incomodam os moradores, abalam a infraestrutura das moradias e estabelecimentos comerciais, provocam engarrafamentos, e acenam com prejuízos ao grande projeto do Contorno de Pelotas, cujas obras, orçadas em R$ 479 milhões, foram licitadas ontem pelo Governo Federal", disse o vereador.
O coordenador de Relações Corporativas da América Latina Logística, Diogo Gugelmin, que veio de Curitiba a Pelotas especialmente para participar da Audiência Pública, informou que a ALL não pode realizar nenhuma obra de infraestrutura, como exemplo mudar a localização dos trilhos, tendo em vista o patrimônio da malha ferroviária pertencer à União. No entanto, pode somar-se à mobilização da comunidade e das representações políticas locais, para, junto ao Dnit, pressionar a favor do projeto pretendido.
DNIT AUSENTE
Embora contatos telefônicos e por e-mail, durante vários dias, nem a representação de Pelotas nem a da Superintendência de Porto Alegre do Dnit participaram da Audiência. Por e-mail enviado no nome do superintendente, engenheiro Vladimir Casa, justificaram a ausência alegando compromissos com diretores do órgão que, de Brasília, estariam na capital do Estado para sucessivas reuniões.
A presença do Dnit, no entendimento de todos os presentes na Audiência Pública, teria sido fundamental para esclarecimentos e encaminhamentos necessários para o desvio da malha ferroviária da área urbana.
TRÂNSITO
TRÂNSITO
O secretário municipal de Segurança, Transportes e Trânsito, Jacques Reydams, primeiro da esquerda para a direita na foto informou que a frota de automotores, em Pelotas, cresceu mais do que a de Caxias do Sul e de Porto Alegre nos últimos anos. Em 2001, o município contava com 85 mil veículos; em 2005, com 96 mil e, em 2010, já está em mais de 140 mil.
- A cidade está com "nós" problemáticos de fluxo. A área dos trilhos é um dos "nós", disse o secretário, acrescentando que os trens causam transtornos à segurança, danos patrimoniais, barulho, problemas para os usuários do transporte coletivo e outros. "O desvio da malha ferroviária é imperioso e urgente e deve ser imediato, tendo em vista o grande projeto do novo anel rodoviário."
ESTUDO
Especialmente convidado, o engenheiro João Manoel de Moraes apresentou estudo técnico que vem realizando ao longo dos anos, com prospecção de solo. "Estou de pleno acordo com qualquer medida que venha a ser tomada para o desvio dos trilhos da área urbana, desde que venha a aproveitar a infraestrutura ferroviária, de travessia sobre o Canal São Gonçalo, já existente", disse.
Moraes lembrou que o transporte ferroviário é prioridade em grande parte do mundo."No Brasil, é insignificante, mesmo se sabendo que não se podem resolver todos os deslocamentos de cargas via rodoviária. A atividade de trens é importantíssima."
OPORTUNIDADE
O vereador Ivan Duarte, ressaltando a importância da iniciativa do vereador Roger Ney, enfatizou a importância de ser aproveitado o momento, para que sejam evitados gastos futuros. "Com a execução das obras do contorno rodoviário de Pelotas, o projeto ferroviário deve correr em paralelo, para que, depois, não seja preciso interferir no que está pronto, a fim de adaptar nova infraestrutura".
Segundo Ivan Duarte, o projeto ferroviário ganha prioridade, devido à duplicação da BR-392. "Brasília tem recursos. É preciso buscá-los. A Prefeitura tem que aproveitar o momento."
MANIFESTAÇÕES
O vereador Diaroni reportou-se à época em que a malha ferroviária, com passagem pela área urbana, tinha grande importância para Pelotas. "Haviam indústrias - a Kasper, a Olvebra, a Fábrica de Papel, além do Porto, com significativo movimento. Hoje, sobrou somente o trem, poluindo... perturbando... Temos que promover uma verdadeira frente de trabalho, na busca da solução para esses problemas.
Manifestaram-se, também, o representante do Sindicatos dos Ferroviários, Eclair Rodrigues, as presidentas dos Lions clubes Pelotas e Pelotas Norte, Sinaia Ferreira Ribeiro e Kátia Albandes Fernandes, além de pessoas da comunidade, moradoras do bairro Simões Lopes, e interessados no assunto. Em alguns depoimentos, foram citadas situações graves, como de crianças que "pulam" os vagões, para fazer a travessia, para não perder o horário das aulas, de ambulâncias que ficam impedidas de prestar pronto-socorro, bombeiros, traqbalhadores que se atrasam para o serviço e outros casos.
Além das pessoas já citadas, também prestigiaram a Audiência Pública o analista de Logística da ALL, Marcos Lima, de Rio Grande, o secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Mário dos Santos, e o diretor de tráfego da STT Antônio Carlos Selister.
ENCERRAMENTO
O vereador Roger Ney, ao encerrar a Audiência, passou instruções à Assessoria para que fosse redigida e protocolada a Indicação de sua autoria, dirigida ao Departamento de Infraestrutura de Ferrovias do Dnit em Brasília e à Superintendência em Porto Alegre, solicitando a execução do projeto do desvio da malha ferroviária da área urbana, ao mesmo tempo em que anunciou a disposição do prefeito Fetter em apoiar a iniciativa. Também reafirmou seu compromisso de levar o assunto até o encontro da solução pretendida.
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