Trânsito de trens: Roger Ney pede informações ao prefeito
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Há interesse da Prefeitura em solucionar os problemas enfrentados pelos moradores do Simões Lopes, devido ao trânsito de trens? Existe previsão para as alterações necessárias de itinerário do transporte ferroviário de cargas, para que seja retirado na área urbana? Vêm sendo mantido contatos com autoridades federais e estaduais com essa finalidade? O que está sendo feito de concreto nesse sentido?
Esses questionamentos embasam pedido de informações elaborado pelo líder da Bancada do PP, vereador Roger Ney, endereçado ao prefeito Eduardo Leite, sobre antigo problema verificado em Pelotas, notadamente no Simões Lopes, devido ao trânsito de trens naquela área da cidade.
Roger Ney lembra que, tão logo ingressou no Legislativo como vereador, no ano de 2012, adotou o assunto "transporte ferroviário na área urbana" como uma das suas principais pautas de ação parlamentar. Naquele ano, recebeu abaixo-assinado de moradores e comerciantes do Simões Lopes e, imediatamente, promoveu Audiência Pública para debater sobre o tema, com a presença da Coordenação de Relações Corporativas da América Latina Logística - empresa concessionária da malha ferroviária.
Da Audiência, foi elaborada uma resenha adotada como anexo aos inúmeros expedientes enviados ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), tanto para Porto Alegre como para Brasília, e ao Ministério dos Transportes. O conteúdo, além de solicitar providências para retirada do trânsito de trens da área urbana, dava conta dos problemas gerados, como exemplo acidentes vitimando pessoas ou animais, prejuízos a veículos, a imóveis e ao ambiente e poluição sonora.
Na sequência, o vereador nunca deixou de manter contatos com a América Latina Logística - que invariavelmente se mostrou favorável às medidas pretendidas pelo vereador e pela comunidade, para desvio da malha ferroviária da área urbana.
Em junho do ano passado, o líder progressista, na companhia do então prefeito Fetter Júnior, esteve em Brasília. Em audiência no Ministério dos Transportes/Dnit, retomou a pauta. Como resultado, naquele mesmo mês (junho/2012), técnicos do Ministério visitaram pelotas, para conhecer projeto de integração do contorno rodoviário e ferroviário.
"A comunidade pergunta sobre providências e cobra soluções. Esse assunto fazia parte da pauta do Governo passado. É necessário que se saiba se a atual Administração mantém essa prioridade e se há interesse em resolver a situação", adverte o vereador, aguardando as respostas do prefeito Eduardo Leite.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário