Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS)

O deputado federal Jerônimo Goergen, 35 anos, nasceu no município de Palmeira das Missões, em 20 de janeiro de 1976, mas cresceu na cidade de Santo Augusto, onde moram seus pais, Clélia e Gilberto. É irmão de Rodolfo Goergen. Jerônimo ampliou sua ligação com a agricultura quando trabalhou como assessor do ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes, em Brasília, nos anos de 2001/2002. Desde cedo demonstrou ser um líder, militando ativamente na juventude do Partido  Progressista Estadual, tendo sido eleito para 3 mandatos de deputado, como veremos a seguir...
Presidente da Juventude Estadual
Jerônimo elegeu-se em 1999 como presidente da Juventude Progressista Gaúcha, com 23 anos. Na época, só haviam 22 núcleos organizados e 65 vereadores jovens. Depois de ter sido reeleito em  2001, Jerônimo encerrou o mandato de 4 anos à frente da JPG, entregando a juventude progressista com 251 diretórios municipais formados e 273 vereadores jovens eleitos.
Jerônimo elegeu-se em 1999 como presidente da Juventude Progressista Gaúcha, com 23 anos. Na época, só haviam 22 núcleos organizados e 65 vereadores jovens. Depois de ter sido reeleito em  2001, Jerônimo encerrou o mandato de 4 anos à frente da JPG, entregando a juventude progressista com 251 diretórios municipais formados e 273 vereadores jovens eleitos.
Presidente Estadual do Partido Progressista
Jerônimo foi o presidente de partido mais jovem no RS,  com apenas 30 anos de idade, eleito em 2007. Com mandato até 2009, permaneceu 2 anos e 5 meses à frente do cargo. Neste período, enfrentou com garra momentos difíceis, conduzindo o partido com determinação e racionalidade durante uma das mais severas crises que a legenda já passou, onde nomes de filiados foram envolvidos em denúncias de corrupção.
Mesmo em uma fase turbulenta, não temeu a eleição municipal de 2008, tendo visitado pelo menos 350 municípios gaúchos para mobilizar os progressistas.
O resultado não poderia ser melhor. O PP/RS retomou a condição de maior partido do Rio Grande, tendo elegido 150 prefeitos, 122 vice-prefeitos e 1177 vereadores. Naquele ano, o partido apresentou o maior número de candidatos na eleição majoritária, com 386 nomes e assim voltou a ser o primeiro em tudo.
No período em que comandou o Partido, Jerônimo acompanhou e eleição do prefeito Marcos Vinícius Vieira de Almeida, do município de Sentinela do Sul, como o mais jovem presidente da FAMURS.
2003 - 2006 / Primeiro mandato como Deputado Estadual

Jerônimo assumiu cadeira no Parlamento estadual, obtendo 37.229 votos na eleição de 2002, conquistados em 361 municípios, sendo o 9º deputado mais votado da Bancada do Partido Progressista e o 45º mais votado da Assembléia. Neste seu primeiro mandato no parlamento gaúcho assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Entre as principais ações deste período, destaca-se o trabalho da  Comissão Parlamentar de Inquérito da Carne, da qual Jerônimo foi presidente. A CPI investigou o abigeato, o abate clandestino e os problemas de mercado que afetam a produtuvidade e rentabilidade dos rebanhos bovino e suíno.  Pelo  menos 20 pessoas foram indiciadas ao Ministério Público por crimes com abigeato, estelionato e formação de quadrilha.
2007 - 2010 / Segundo Mandato como Deputado Estadual
No ano de 2006, Jerônimo reelegeu-se para exercer o segundo mandato, com 69.550 votos, obtidos em 447 municípios, sendo o 2º mais votado da Bancada do partido e o 5º mais votado da Assembléia, ocupando também a condição de vice-líder.
Coordenou a Frente Parlamentar do Agronegócio, sendo titular das Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Economia e Desenvolvimento e da Comissão Mista de Participação Legislativa e Popular. Presidiu a Comissão Especial para o Levantamento das Estruturas de Fronteiras e Divisas, que detectou deficiências graves de fiscalização no RS. Também foi presidente da Comissão para o Levantamento da Criminalidade no Campo, que auxiliou na redução de delitos no meio rural e da Comissão para Implantação da Ferrosul, nova Empresa férrea de propriedade dos Estados do Codesul (RS, SC PR, MS).
2011 - 2014 / Primeiro mandato como Deputado Federal
No ano de 2010, Jerônimo partiu para o desafio de chegar à Câmara Federal, objetivo que foi conquistado com a confiança recebida por 85.094 eleitores gaúchos. De uma bancada de 44 parlamentares do Partido Progressista na Câmara dos Deputados, com a chegada de Jerônimo, o PP-RS  aumentou sua representatividade para 6 Deputados.
É titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente da Comissão de Viação e Transportes. Também é vice presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, da Frente do Setor Calçadista e Moveleiro e da Frente em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...