Avião de Eduardo Campos pode ter sido atingido por raio.
Suspeita-se que o avião de Eduardo Campos tenha sido atingido por um raio.
É importante lembrar o conceito de diferencial de potencial elétrico. É a diferença de cargas elétricas entre dois pontos. O diferencial pode ser muito alto, mas se não houver meio condutor, as cargas elétricas ficam onde estão. Se houver meio condutor ocorre uma descarga.
O raio é em sí uma descarga e o avião, por mais isolado que esteja da superfície da terra, é um meio condutor. O que acontece em quase todos os cargos é da corrente elétrica passar contornando o avião, já que o seu interior não é um bom condutor. O principal efeito é magnético, devido ao efeito Tesla da corrente elétrica do raio.
Mas, se durante a passagem da corrente elétrica houver formação de potenciais elétricos dentro do avião, as suas partes internas podem ter uma descarga secundária. Esta segunda descarga é que pode danificar o avião.
A chance disso acontecer é extremamente baixa pois já é raro o avião ser atingido por um raio e mesmo nestes casos, o fato de haver a formação de potenciais secundários é mais rara ainda e não se sabe bem ao certo como ela acontece.
Mesmo que o avião seja danificado, os sistemas de apoio ou demais sistemas hidráulicos podem permitir que ele conclua a vôo.
É importante lembrar o conceito de diferencial de potencial elétrico. É a diferença de cargas elétricas entre dois pontos. O diferencial pode ser muito alto, mas se não houver meio condutor, as cargas elétricas ficam onde estão. Se houver meio condutor ocorre uma descarga.
O raio é em sí uma descarga e o avião, por mais isolado que esteja da superfície da terra, é um meio condutor. O que acontece em quase todos os cargos é da corrente elétrica passar contornando o avião, já que o seu interior não é um bom condutor. O principal efeito é magnético, devido ao efeito Tesla da corrente elétrica do raio.
Mas, se durante a passagem da corrente elétrica houver formação de potenciais elétricos dentro do avião, as suas partes internas podem ter uma descarga secundária. Esta segunda descarga é que pode danificar o avião.
A chance disso acontecer é extremamente baixa pois já é raro o avião ser atingido por um raio e mesmo nestes casos, o fato de haver a formação de potenciais secundários é mais rara ainda e não se sabe bem ao certo como ela acontece.
Mesmo que o avião seja danificado, os sistemas de apoio ou demais sistemas hidráulicos podem permitir que ele conclua a vôo.
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