PP NO LEGISLATIVO MANDATO 2009/2012
P E R F I L
VEREADOR DANIEL NOBRE
Nesta semana, o Blog Conversando Política encerra a série Perfil, levando aos internautas algumas informações sobre Daniel Nobre que, embora a passagem pelo Legislativo tenha sido curta, conseguiu despertar vivo interesse da sociedade, inclusive do meio político, para seus projetos.
Nascido no interior, na colônia Cerrito Alegre, Daniel Nobre radicou-se na cidade com apenas um ano de idade. Filho de uma estrutura familiar de princípios sólidos, é o mais velho entre quatro irmãos; é pai de dois filhos e avô de dois netos.
Desde pequeno, quando auxiliava o pai na sua agência de bicicletas, Daniel sempre demonstrou entusiasmo pelo trabalho. Passou pelas atividades de garçom, num restaurante-churrascaria da família, de representante comercial, e promotor de eventos e apresentador de programa esportivo de televisão (até hoje).
Daniel praticou o ciclismo de competição. Foi jogador de vôlei das escolas Cassiano do Nascimento e Escola Técnica Federal de Pelotas; piloto de Motocross, disputando campeonatos Regional e Estadual, e em 1983 passou a dirigente da Federação Gaúcha de Ciclismo, onde sua equipe conseguiu vários títulos de Campeã, a nível Municipal, Regional, Estadual, Brasileiro e Sul-Americano. Em 1984, começou a trabalhar como promotor de eventos de competição, iniciando com Bicicross e Ciclismo, prosseguindo com Motovelocidade em Terra (Veloterra), Arrancadas, Kart, Autocross e Shock Car.
Daniel frequentou escolas públicas do Município e do Estado , concluindo sua formação na renomada Escola Técnica Federal de Pelotas – hoje IFSul. Mesmo antes dos tempos estudantis, já desenvolvia grande admiração por esportes, estimulado por seu pai – ativo participante do futebol colonial.
E foi justamente a área esportiva que Daniel Nobre fez de alvo para sua dedicação. Para ele, o esporte, em suas diversas modalidades, deve ser valorizado por igual – com investimentos, reconhecimento de talentos, otimização e oferta de oportunidades.
NA POLÍTICA
Daniel Nobre envolveu-se com a política em nome do esporte. No ano de 2004, participou pela primeira vez de uma campanha, apoiando um candidato de seu círculo de amizades. Para a eleição de 2008, convicto de que o meio esportivo necessitava de um canal de expressão na vida pública, candidatou-se à vereança.
Mesmo desenvolvendo uma campanha modesta, Daniel obteve 1.866 votos, assegurando a terceira suplência – Progressista, é claro!!!
No decorrer do mandato 2009/2012, Daniel Nobre atendeu convocação do Legislativo, assumindo, por alguns dias, a cadeira do líder do Governo e da Bancada do PP, vereador Roger Ney, que se licenciou para tratamento de saúde.
NO LEGISLATIVO
Em poucos dias de atividades na Câmara, o vereador Daniel cativou a admiração de colegas e assessores. Motivo: a importância de suas iniciativas e a determinação com a qual as defendeu.
Sem hesitar, o vereador Daniel Nobre elaborou pedido de providências ao Poder Executivo, solicitando a realização de estudos para construção de uma pista para eventos em Pelotas. Além do local definitivo para desfiles cívicos, ou de carnaval, ou esportivos, ou outras promoções, a estrutura garantiria abrigo e sede permanente para oficinas de artesanato, de música, de dança, de alguns ofícios, ou até mesmo para pequenos clubes, de outros ramos, que não contam com instalações próprias.
Nosso vereador, ao propor um local definitivo para eventos públicos, deixou clara a necessidade e a importância de Pelotas avançar em suas projeções para o futuro. Todos os anos, a localização da “passarela” (principalmente a do samba) é questão-alvo de polêmicas discussões. A construção de uma pista para eventos, com aproveitamento permanente da parte inferior das arquibancadas e camarotes, é um dos atestados que estão faltando para nossa cidade comprovar o quanto se adapta às exigências da evolução e valoriza seu potencial.
Daniel Nobre, além desse projeto, também se preocupou, enquanto vereador, a lutar pelo asfaltamento (ou colocação de pó asfáltico) da rua Olga Eifler (endereço da Apae - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais). De chão batido, as más condições daquela via comprometem a locomoção de cadeirantes ou de alunos especiais, que têm dificuldades para o deslocamento. Além disso, os serviços extras prestados à comunidade pela instituição, como exemplo de lavanderia, também são afetados, não oferecendo significativo retorno, devido à precariedade da rua.
E o vereador não parou por aí. Propôs, ainda, agilização do projeto de construção da praça do Sítio Floresta, que prevê grande infraestrutura para a prática desportiva, de recreação infantil e área de lazer para público de todas as idades. E mais: pediu também a recolocação do meio-fio, na av. Salgado Filho, na área que costeia o Prado, cujo desmoronamento deixou o trecho da pista vulnerável a acidentes.
SOLIDARIEDADE
Desde 1984, Daniel Nobre é promotor de eventos e, neste meio, criou oportunidades para auxiliar os menos favorecidos. Ingresso? Doação de alimentos! Desta forma, a arrecadação de toneladas de gêneros, na promoção Esporte Solidário, chegava aos necessitados. E mais: os pilotos participantes transformavam-se, voluntariamente, em doadores de sangue para os bancos de nossos estabelecimentos de saúde. Que show!!!
Daniel relatou para nosso Blog, que no ano passado, com apoio da CEEE, realizou projeto, no qual a cada etapa do Veloterra, em municípios da Zona Sul, o ingresso era um quilo de alimento. Nesses eventos, eram proferidas palestras sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas em funcionamento nos locais onde eram realizadas as provas, havia escolinha infantil de educação para o trânsito e distribuição de material impresso/informativo sobre economia de energia elétrica e conscientização ecológica, e ainda eram desenvolvidas campanhas para doação de medula óssea, em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas.
A PROPOSTA
Na vida pública, Daniel Nobre foi assessor da Diretoria, da antiga Secretaria Municipal de Turismo e Esportes. Hoje, junto à Secretaria de Igualdade Social, é superintendente de Projetos Especiais, desenvolvendo programas para os segmentos dos idosos, afrodescendentes, jovens, pré-vestibular nos bairros, deficientes e mulher. Em paralelo, continua nas atividades de promotor de eventos esportivos, de apresentador de programa esportivo em televisão e é um dos sócios das revistas Octagon e Racing Sports, além de representante da Federação Gaúcha de Motociclismo.
Defendendo o lema “Agora é a vez do esporte”, Daniel Nobre direciona à comunidade um trabalho que pode frutificar na integração e na inclusão social, com extraordinária responsabilidade.
BLOG AGRADECE
A equipe do Blog Conversando Política, encerrando a coluna “PP no Legislativo – mandato 2009/2012” - série Perfil, agradece ao progressista Daniel Nobre, por ter, gentilmente, prestado as informações necessárias para esta redação, e deseja que prossiga na busca de seu ideal. Neste caminho, certamente estará acompanhado de reconhecimento, pela grandiosidade de seu caráter, altruísmo, generosidade e confiança no semelhante.
Parabéns, Daniel, pela sua formação. Sabemos que atribui à família a base de tudo, e ela, junto com seus amigos e partidários, estará ao teu lado, apoiando e fazendo de ti um vencedor.
________________________________________________________________________
Texto: Jornalista Tânia Regina Valério Magalhães
Reg 5931/23/36vRS
Coordenadora Bancada Partido Progressista
Coordenação do Blog: Antônio Carlos Selister
Superintendente SMSU
Secretário-Geral PP/Pelotas
Comentários
Postar um comentário