4º BPM vai reforçar policiamento na zona norte
Atendendo solicitação dos presidentes das Associações de Moradores da Santa Terezinha, Nadir Benedito Fonseca, da Vila Peres, Dilson Cardoso Rodrigues (Nenê), e da Cohab Lindóia, vereador Roger Ney (PP), o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Elizeu Antônio Vedana, vai incrementar o policiamento na zona norte da cidade.
Em audiência agendada pelo vereador Roger Ney, o comandante recebeu os líderes comunitários, ouvindo relatos da grande incidência de delitos na zona norte. Na verdade, os representantes dos moradores foram ao Comando do 4º BPM solicitar estudos sobre a possibilidade de implantação de um Posto Policial naquela área.
Segundo informações do tenente-coronel Vedana, o Governo Federal, através do PAC II, estará edificando quatro bases comunitárias em Pelotas. A da zona norte será situada em terreno público, ao lado do Caic-Pestano (Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos) - uma localização estratégica. As outras três estarão no bairro Navegantes, no Fragata próximo ao CIEP, e na av. Adolfo Fetter próximo à av. Rio Grande do Sul. Os pontos selecionados visam fácil acesso, visibilidade e rapidez no deslocamento das viaturas para atender o maior número possível de ocorrências em tempo reduzido.
As bases comunitárias, de acordo com o comandante do 4º BPM, prestarão atendimento integrado das polícias militar e civil, com efetivo, equipamentos (câmeras) e viaturas (pick-ups e motocicletas). A Prefeitura participa com a contrapartida do terreno e infraestrutura. No entanto, até que sejam construídas em Pelotas, a zona norte receberá incremento no policiamento preventivo e ostensivo.
A audiência contou com a presença do comandante da 2ª Companhia, capitão Daniel Silva da Silva, e também serviu para que as autoridades militares colocassem os líderes comunitários a par das dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar em Pelotas e região quanto ao efetivo. A defasagem é considerável, tendo se agravado nos últimos anos, pelo grande número de aposentadorias, pelo crescente aumento da população e das ocorrências.
O líder do Governo e da Bancada Progressista e vice-presidente da Câmara, vereador Roger Ney, mostrou-se interessado em programar Audiência Pública, com a presença das polícias Militar e Civil e do Ministério Público, para ampliar os debates acerca de segurança pública e formular o encaminhamento de pedido de apoio ao Governo do Estado, com ampla participação. Em paralelo, os presidentes das associações de moradores vão reunir suas comunidades, periodicamente, para elaborar levantamentos e traçar comparativos das estatísticas de ocorrências.
Minha casa foi assaltada tres vezes na zona norte.Nunca tomaram providencias.Liguei na primeira vez a viatura apareceu porque estava no posto da D.Joaquim.Na segunda vez os ladroes estavam dentro da casa e a viatura apareceu uma hora depois,os marginais fugiram e no terceiro momento eles dizeram que nao tinham viatura.Resultou que tive que sair da minha casa e dar espaço para os ladroes.
ResponderExcluir