Estacionamento rotativo:





                                Roger Ney busca informações em Rio Grande
         Para conhecer melhor e colher subsídios sobre a modalidade e funcionamento do estacionamento rotativo, o líder do Governo e da Bancada do PP, vereador Roger Ney, esteve em audiência, nesta semana, com o secretário municipal de Segurança, Transportes e Trânsito de Rio Grande, Enoc Braga Guimarães. O parlamentar, além de receber informações sobre o sistema, visitou a área azul daquele município, observando a utilização dos parquímetros.
         Considerando que o Poder Executivo, atendendo apelo da sociedade pelotense, pretende instituir o estacionamento rotativo em Pelotas, Roger Ney já obteve aprovação do plenário da Câmara, para realização de Audiência Pública, dia 1º de setembro, às 14h, para debater sobre o sistema.
          Em Rio Grande, para não desamparar os flanelinhas - uma das grandes preocupações do vereador Roger Ney -  a Prefeitura ofereceu cursos profissionalizantes, escolaridade através do EJA, e a empresa que venceu a concorrência para instalar o estacionamento rotativo disponibilizou vagas para empregos.
          O vereador foi informado pelo secretário Enoc Guimarães que muitos flanelinhas transferiram-se para áreas adjacentes ao perímetro pago, onde aumentou a busca de vagas de parte dos condutores que optam por não pagar estacionamento.
                                            PROCESSO
          O processo de estacionamento rotativo em Rio Grande iniciou-se em dezembro de 2009. Em fevereiro de 2010 (somente dois meses do início), o sistema foi efetivamente implantado. Hoje, há cerca de 1300 vagas, com projeção para ampliação do espaço, chegando a aproximadamente 1600 lugares.
           O secretário de Trânsito, Enoc Guimarães, informou ao vereador que foram criados locais específicos para motocicletas, principalmente nas esquinas, facilitando a visibilidade no trânsito. No entanto, motos não são pagantes.
          O estacionamento rotativo em Rio Grande foi implantado por empresa vencedora de licitação. Atualmente, rende em média R$ 36 mil por mês aos cofres do Município, com repasse total à Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito.
         O vereador Roger Ney também foi informado de que , antes da implantação do estacionamento, foi criada uma lei, instituindo fundo de participação do Município nos recursos arrecadados na área dos transportes, provenientes de multas, taxas de transferências, placas de táxis e outros.
                                             CONVITE
          Atendendo convite do vereador Roger Ney, o secretário Enoc Guimarães participará da Audiência Público, dia 1º de setembro, fazendo ampla exposição sobre estacionamento rotativo.
           O secretário de Transportes e Circulação de Bagé, Graciano Pereira, também está convidado, devendo prestigiar a Audiência, para expor sobre o funcionamento do estacionamento rotativo naquele município.
           O vereador Roger Ney destaca que os municípios de Rio Grande (194.351 habitantes) e Bagé (112.550 habitantes) registram resultados satisfatórios com o estacionamento rotativo. Pelotas, que soma a população das duas cidades, ainda não conta com o sistema, evidenciando a necessidade de sua implantação.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...