A retomada dos trilhos no RS
Em breve visita a nossa cidade Jerônimo Goergen Deputado Federal do PP/RS explanou na Associação rural de Pelotas seu interesse que Pelotas esteja no roteiro das conversações sobre malha ferroviária Norte/Sul e o "Conversando Politica" esteve presente para registrar essa importante visita, confira as fotos:
Eduardo Macluf, Afonsinho, Jerônimo, Mansur Macluf, Selister e Mércio |
O Governo Federal incluiu no PAC 2 a retomada dos investimentos na Ferrovia Norte Sul, para destravar a malha ferroviária prevista para o RS, integrando trilhos em bitola larga até o porto de Rio Grande. Uma iniciativa para comemorar e ser cobrada como compromisso permanente. Não foram poucos os que se somaram a nós em 2009, durante os trabalhos da Comissão Externa da Assembléia Legislativa que discutiu a implantação da Ferrosul, em mais de 20 audiências realizadas , a fim de tornar concreto o sonho da recuperação do transporte por trilhos no RS.
Apresentamos o relatório final sobre a criação da Ferrosul ao Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, em dezembro de 2009, que foi sincero ao afirmar que o RS estava “esquecido” neste cenário. O projeto Ferrosul segue em andamento, conforme decisão dos governadores que integram o CODESUL, e poderá integrar-se com a extensão da ferrovia Norte Sul, como previsto no PAC 2. Isto significa uma revolução logística para nosso Estado, com uma clara perspectiva de escoamento da produção, impulsionadora da economia e do desenvolvimento.
A extensão da ferrovia Norte Sul prevê 1600 km de novos trilhos, sendo cerca de 650 km no RS, em trecho que passa por Erechim, Passo Fundo, Roca Sales, Montenegro, Triunfo, Camaquã e Pelotas, tendo seu final no porto de Rio Grande. Já o projeto Ferrosul, a ser elaborado por nova empresa férrea integrada por RS, SC , PR e MT, implicará em uma malha que fará a abrangência da zona da produção do Estado, integrando toda a região noroeste, para chegar ao porto de Rio Grande. Teremos investimentos na próxima década que colocará o Rio Grande novamente no cenário das ferrovias, com trilhos que poderão tanto transportar cargas como também passageiros.
Este degrau acima em logística representará redução de custos e rapidez, permitindo benefícios em exportações, em uma nova realidade que não inviabilizará o transporte rodoviário de cargas. A volta dos trilhos é a reparação de um esquecimento histórico a que foi submetido o RS, com o sucateamento da malha ferroviária. Queremos que a extensão da ferrovia Norte Sul e a Ferrosul sejam um complexo integrado. Estaremos atentos para que o projeto torne-se realidade o mais rápido possível. É um investimento para o futuro e uma decisão importante para todos nós, brasileiros, que não podemos virar as costas às ferrovias, sistemas vitais em logística aos países que pretendem liderar no terceiro milênio.
A extensão da ferrovia Norte Sul prevê 1600 km de novos trilhos, sendo cerca de 650 km no RS, em trecho que passa por Erechim, Passo Fundo, Roca Sales, Montenegro, Triunfo, Camaquã e Pelotas, tendo seu final no porto de Rio Grande. Já o projeto Ferrosul, a ser elaborado por nova empresa férrea integrada por RS, SC , PR e MT, implicará em uma malha que fará a abrangência da zona da produção do Estado, integrando toda a região noroeste, para chegar ao porto de Rio Grande. Teremos investimentos na próxima década que colocará o Rio Grande novamente no cenário das ferrovias, com trilhos que poderão tanto transportar cargas como também passageiros.
Este degrau acima em logística representará redução de custos e rapidez, permitindo benefícios em exportações, em uma nova realidade que não inviabilizará o transporte rodoviário de cargas. A volta dos trilhos é a reparação de um esquecimento histórico a que foi submetido o RS, com o sucateamento da malha ferroviária. Queremos que a extensão da ferrovia Norte Sul e a Ferrosul sejam um complexo integrado. Estaremos atentos para que o projeto torne-se realidade o mais rápido possível. É um investimento para o futuro e uma decisão importante para todos nós, brasileiros, que não podemos virar as costas às ferrovias, sistemas vitais em logística aos países que pretendem liderar no terceiro milênio.
Jerônimo Goergen - Deputado Federal PP –RS
Presidente da Comissão para criação da Ferrosul da AL-RS
este jovem deputado esta fazendo um bom trabalho,
ResponderExcluirparabens, continue assim.
fernanda