Vereador Dionízio propõe destinação para pneus inservíveis
"Cresce, cada vez mais, a necessidade de serem estabelecidas políticas voltadas à proteção ambiental. Somos apenas parte de um sistema e, pro princípios de preservação, deve haver responsabilidade e gerenciamento daquilo que produzimos".
Pensando desta forma, o vereador Dionízio Vellozo (PP) obteve aprovação do plenário da Câmara para envio de expediente ao prefeito Fetter, solicitando iniciativa para remeter à Câmara mensagem dispondo sobre o recolhimento e destinação dos pneus inservíveis.
O vereador encaminha junto um anteprojeto, constando, no texto, que distribuidores, revendedores de pneus novos, usados e recauchutados, borracharias, prestadores de serviços e demais segmentos que manuseiam pneus inservíveis ficam obrigados a possuir locais seguros para recolhimento dos referidos produtos, atendendo as normas técnicas e a legislação em vigor.
Segundo Dionízio Vellozo, é preciso respeito a todas as formas de vida, e a comunidade mostra-se aflita com o excesso de produtos que são descartados na natureza, sem os devidos cuidados, gerando prejuízos muitas vezes irreversíveis.
De acordo com o anteprojeto enviado à Prefeitura, os responsáveis ficam obrigados a afixar placas alertando os consumidores sobre o perigo do descarte de tais produtos em locais inadequados e colocando-se prontos a receber o usado no estabelecimento.
O vereador alerta que os pneus, depois de utilizados, podem se transformar em focos de mosquitos transmissores de doenças; se jogados em rios ou córregos provocam enchentes; se queimados a céu aberto liberam enxofre. "Em todos os casos, o produto torna-se agente de poluição e riscos à saúde. É importante que os empreendedores da área sejam responsáveis pela destinação final do excedente."
Comentários
Postar um comentário