Secretariado se reúne com Fetter antes de afastamento

 


O prefeito Adolfo Antonio Fetter reuniu o secretariado na tarde de hoje (05), no Salão Nobre do Paço Municipal, em um último encontro com o grupo que comandava as secretarias e autarquias que compõem o Governo, depois da decisão, por unanimidade, entre os nove partidos da base aliada, em comum acordo com o Prefeito, sobre o afastamento de todos os secretários, bem como dos diretores-presidente da Coimpel e Eterpel, com exceção do diretor-presidente do Prevpel. Na oportunidade, Fetter entregou os Atos de Exoneração aos seis secretários e ao diretor-presidente do Sanep, que estão saindo do Governo para concorrer nas próximas eleições.

         O prefeito fez agradecimento aos secretários que estão se afastando do Governo para concorrer nas eleições de outubro, ressaltando a colaboração de todos e reconhecendo a dedicação dos mesmos na condução de suas pastas. “Desejo boa sorte nesta empreitada, que não é fácil”, disse.

         Fetter fez a entrega dos Atos de Exoneração aos secretários Ademar Ornel (SMED), Carlos Renato Bento Oliveira (SDR), Eduardo Macluf (SDET), João Tavares (SMO), Luiz Henrique Viana (SQA), Marcos Garcia (SIS) e Ubiratan Anselmo (Sanep), juntamente com cópia do relatório com as ações do Governo durante esta Administração. Após receberem os documentos, cada um deles fez agradecimento público ao prefeito, pela confiança depositada, apoio, estímulo e motivação durante o período que estiveram à frente dessas pastas. Também houve agradecimento ao vice-prefeito, Fabrício Tavares e aos servidores pela cooperação no trabalho desenvolvido.

         Fetter falou sobre o prazo de afastamento dos secretários, devido à lei eleitoral, e da disposição deles para concorrer nas próximas eleições. “O ato de concorrer é um ato de coragem, confiança e convicção”, ressaltou.

         Com relação à decisão, tomada por unanimidade, entre todos os nove partidos que compõem a base aliada do Governo, o prefeito explicou aos presentes que após diversas reuniões individuais e coletivas com estes partidos e considerando que esta quinta-feira (05) é o último dia para desincompatibilização dos secretários para poderem concorrer nas eleições deste ano -, foi decidido que deveriam igualmente afastarem-se todos os secretários, bem como os diretores-presidente da Coimpel e Eterpel, com exceção do diretor-presidente, Roberto Pinto, do Prevpel, porquanto o mesmo é eleito, possuindo mandato, frente ao qual caberia apenas a renúncia. Conforme o prefeito, esta decisão permitirá que os partidos possam examinar com mais tempo as candidaturas, dando maior liberdade a ele para a recomposição do Governo.

         De acordo com Fetter, como praticamente a metade dos secretários já se afastaria para atender ao disposto na Legislação Eleitoral, os partidos entenderam – de comum acordo com o prefeito – que seria oportuno a desincompatibilização de todos, originando mais alternativas de candidaturas e permitindo uma discussão geral sobre o formato que a Administração deve ter em 2012. O ato é uma demonstração inequívoca da união do grupo político e de confiança na condução do processo pelo prefeito de Pelotas. “O que nos une tem que ser maior do que o que nos separa. Nesse processo de transição eu não quero errar. Estamos unidos e confiamos uns nos outros. Esta é uma demonstração de unidade, confiança e solidariedade”, enfatizou.

Na próxima semana contatos políticos serão intensificados, acreditando-se que a nova composição do Secretariado seja anunciada no início da semana seguinte. Durante a próxima semana, serão designados interinos para que as ações em curso não sofram solução de continuidade.

         Na oportunidade, o prefeito enfatizou a importância do preenchimento do Questionário de Avaliação, pelos detentores de Cargo em Comissão e com Função Gratificada, falou da entrega dos Balanços Sociais e sua importância para a redação das matérias da revista de 2012. Fetter ainda relatou aos secretários a respeito da questão do funcionalismo municipal, ressaltando a conclusão e entrega dos Planos de Carreira do Quadro Geral e do Magistério, da elaboração do Estatuto dos Servidores, que, segundo ele, deverá englobar quase todas as reivindicações do funcionalismo.

         O prefeito ainda falou sobre o reajuste oferecido aos servidores, com a retirada dos índices de revisão dos Planos de Carreira, substituindo-os por um índice geral de 4,53%, ao tempo em que seria também retirado o pedido de urgência, desde que assumido o compromisso de os projetos serem examinados, num prazo de 30 dias pelos servidores, ofertando sugestões em torno dos pontos divergentes. “Eles querem um reajuste de 16%, mas não podemos pagar este índice, sob pena de infringirmos a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com os Planos de Carreira e o novo Estatuto do Servidor quem nos suceder terá uma proposta objetiva de como resolver as distorções nas leis que amparam os direitos dos servidores. Nós vamos cumprir com nossa palavra e vamos deixar uma solução temporária para os servidores, pois nenhuma solução pode ser para sempre”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...