Email recebido e repassado ao Conversando Politica
Caros amigos: estou repassando o texto abaixo, que recebi sem a identificação do autor. Uma pena, pois se trata de uma bela peça de redação, cujo conteúdo coloca com precisão, e em poucas linhas, a questão da doença do Lula no contexto político brasileiro.
Tenho visto muita gente reclamando das pessoas que tem mandado o ex-presidente Lula se tratar nos hospitais de primeiro mundo do SUS, via redes sociais.E lendo a mensagem de um amigo, acabei de ter uma aula no post copiado abaixo:
Nestes dias coloquei isto no meu status:
"Como diz o ditado, "o peixe morre pela boca". Neste caso, pela laringe. Boa sorte no tratamento, espero que se cure. Mas tambem espero que este senhor nunca mais possa subir em um palanque. Pelo bem do Brasil."Aí recebi um pito de uma amiga metida a politicamente correta:
"Nao sou do PT e acho que ele foi eleito pela democracia deste país....bom ou ruim, a maioria votou e escolheu....acho que a doença dele é grave e assunto particular, íntimo suficiente pra não ser assunto do fbk de ninguém....cancer eh dificil d cruel em silencio mesmo....e hj eh o Lula, amanha pode ser alguem da sua familia"
Aí não me contive e respondi:Minha Cara amiga,
Interessante seu comentário se iniciar com “não sou do PT”. Me parece que as pessoas quando vão defender Lula ou alguém a ele ligado gostam de antes se colocarem como alguém de fora daquela ideologia e do que este partido representa para depois darem sua opinião. Sabe por que isto ocorre? Porque esta sigla representa o que há de pior da política brasileira, como todos sabemos, e seu maior representante é ninguém menos do que o próprio Lula. Mas a sua preferência política não vem ao caso aqui. Gostaria de me ater ao que voce disse.
Tenho especial interesse em notar em uma discussão quando uma parte argumenta contra algo que não foi posto em debate. Voce fala que ele “foi eleito pela democracia deste país” e ele sendo “bom ou ruim” a “maioria votou nele e o escolheu”. Ótima colocação, mas ela foi desnecessária porque eu não questionei e legitimidade de sua eleição nem do seu governo. Acho que ser eleito por sufrágio é condição mínima para a democracia. Ou você acha que sou contra isto?
O que voce não notou, provavelmente influenciada pelos tempos de patrulhamento do politicamente correto que vivemos hoje (em grande parte estimulado pela esquerda e pelo PT, que se apresentam como os monopolistas da virtude e por isto se dão ao direito de roubar mais do que os outros) foi a minha ironia quanto ao que desejo para este senhor. Mas eu te explico.
Quando menciono que “o peixe morre pela boca”, estou sugerindo metaforicamente que o excesso de palavras pode prejudicar quem o pratica. E sabemos que Lula foi o governante que mais abusou deste recurso para proferir suas bravatas, falsidades, elogios à corruptos, mentiras, insinuações maldosas à oposição e piadas de mau gosto. Sua verborragia, alimentada pela ânsia de poder sem qualquer comedimento, foi a marca de seu governo.
Foi com este recurso que este senhor foi contra o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal antes de ser eleito, e também com ele que prometeu um Brasil dos sonhos quando em campanha, sendo que está sendo comprovado hoje que foi o governo mais corrupto de todos os tempos.
Foi com a voz que Lula elogiou Sarney como um “político incomum”; que chamou Kaddafi “de irmão”; que disse que “foi traído” com o mensalão; que massacrou a oposição anulando todas as CPIs contra seu governo; que concedeu poucas entrevistas longas (todas gravadas, jamais ao vivo) mas nunca recusou um chamado para um palanque onde pudesse espalhar suas mentiras e mistificações, sendo que uma delas foi a de dizer que o Brasil tem hoje um sistema de saúde de primeiro mundo. Por que ele não se trata no SUS?.
Foi este mesmo senhor que colocou 5 ministros no Ministério de Dilma e estes mesmo cinco foram afastados por corrupção. Me pergunto se voce não se questiona quantas pessoas morreram por causa das estradas federais em péssimas condições, sendo que foi Lula que permitiu que se montassem no DNIT uma verdadeira máquina de sugar recursos públicos. Ou quantas crianças que deixaram de ser atendidas no SUS porque seu governo pagou anualmente de juros da dívida interna o equivalente a DEZ orçamentos da anuais da área da saúde. E é este mesmo senhor que quer enfiar goela abaixo o incompetente Fernando Haddad para o pleito da Prefeitura de São Paulo.
Tudo isto ele fez com a voz, com seu discurso delinqüente, mentiroso e falacioso.
Desta forma, é uma ironia da vida que ele tenha desenvolvido um câncer na laringe. Sendo ou não uma mensagem superior para este senhor se retirar dos palanques em função de todo o mal que ele trouxe para o Brasil, me dou ao direito de desejar-lhe que nunca mais volte para a política. Seu abuso das palavras, aliado à sua natural e colossal amoralidade na lida de governo merecem uma medida drástica. Quem rouba e se julga acima do bem e do mal acaba pagando o preço de alguma forma. Quem se pauta pela indecência entra em uma seara onde vale tudo. E o preço que desejo que ele pague não é a com a vida, mas sim se retirando da vida pública e ficando vivo para que ele veja descoberta toda sua roubalheira ainda lúcido. Esta sim é a punição que desejo a este senhor.
Finalmente, lamento te corrigir, o câncer de um homem público do alcance de Lula NÃO É matéria de foro íntimo. Ele escolheu ser um homem publico, e sua saúde é assunto público, que está não apenas “no Facebook”, mas em todos os jornais, TVs, blogs e revistas. Por voce não imaginar esta dimensão do problema, prefiro acreditar que sua colocação foi ingênua. Lembro que este senhor pretende voltar ao poder em 2014.
Será mesmo que seu câncer não tem a ver com todos nós?"
Comentários
Postar um comentário