Um novo perfil politico nos aguarda 2012/2014
Em entrevista recente com o conversando politica Selister superintendente da saúde em Pelotas e secretário da executiva do PP em Pelotas, comentou que um novo cenário politico pode surgir em 2012 com reflexos diretos para 2014 onde teremos eleições para deputado federal, estadual, presidente e governador.
"Tudo passa por 2012!" Frisou.
No mais, as mudanças mais significativas vão ocorrer no âmbito dos municípios com reflexo apenas na disputa local e pouco vão alterar o contexto estadual. A eleição municipal tem um foco local. Quer dizer, os prefeitos têm influência direta sim na eleição do governador, o que não há necessariamente é a correlação direta entre o resultado das eleições municipais e a projeção automática da eleição estadual. No decorrer do processo prefeitos podem mudar de opinião e apoiar candidatos que nada têm a ver com a origem da sua eleição. O que não se pode negar também é que uma eleição constrói a base da eleição seguinte.
De qualquer forma só depois das eleições vamos poder conferir o novo cenário político do Estado que os partidos começaram traçar a partir de agora com suas estratégias eleitorais e que só será perceptível depois do resultado das eleições. O troca-troca de partido pode provocar rupturas importantes que certamente vão levar a formação de um novo cenário político com repercussão direta em 2014. Mas ainda não podemos saber que cenário é este. No máximo poderemos especular.Neste sentido o novo cenário aponta para uma exaustão das forças tradicionais, notadamente a fragmentação de forças e a possibilidade de formação de novas forças políticas que chegam com o apelo do novo, talvez mais sintonizadas com o desejo do eleitor que cobra mudanças. Mesmo que o novo não seja tão novo assim, seja uma reorganização de fragmentos do velho, o futuro há que ser assim. O apelo ao novo, com novas perspectivas e novas possibilidades. É isso o máximo que se pode ver do cenário que começa a se desenhar no horizonte da política Pelotense e região.
Comentários
Postar um comentário