Instituto Lar de Jesus é homenageado pelo Legislativo
Instituto Lar de Jesus é homenageado pelo Legislativo
Completando 50 anos de atividades nas áreas da Educação e Assistência Social, o Instituto Lar de Jesus foi homenageado pelo Poder Legislativo, em sessão solene proposta pelos líderes do PP e PSDB, vereadores Roger Ney e Eduardo Leite, na tarde de quinta-feira, no plenário da Câmara. A presidente da instituição, professora Diosma Nunes, foi o centro de atenções e cumprimentos especiais.
O vereador progressista Roger Ney presidiu a solenidade e, em nome do Poder Legislativo, pronunciou-se o presidente Eduardo Leite, ressaltando a expressão do público, reunido para prestigiar a homenagem a uma das mais conceituadas e respeitadas instituições de Pelotas - o Instituto Mar de Jesus.
Eduardo Leite enfatizou que o Poder Público, sozinho, tem dificuldades de atender as demandas. "Desta forma, a sociedade toma iniciativas. E, com este espírito, consolidou-se o projeto do Lar de Jesus, com o primeiro passo dado há 50 anos, em local precário, com imensos desafios, mas contando com a enorme determinação e força de vontade de seus idealizadores."
O vereador reportou-se a passagens da história do Instituto e suas fases de crescimento. Atribuiu à proposta de resgate de valores e de respeito à estrutura familiar a sólida base para formação de milhares de cidadãos que frequentaram e frequentam os espaços da instituição.
Eduardo Leite referiu-se à professora Diosma Nunes - ex-vereadora e ex-prefeita - como o bom exemplo para se acreditar que as mudanças são possíveis para todos, a começar com a realidade das famílias, até atingir todo o meio social onde estamos inseridos.
O Poder Legislativo conferiu, através dos vereadores Roger Ney e Eduardo Leite, placa de reconhecimento à atuação do Instituto Lar de Jesus, homenageando-o pelo cinquentenário.
Representando o Poder Executivo, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Berenice Nunes, pronunciou-se ressaltando que o Governo do Município prestigia as instituições socioassistenciais privadas, reconhecendo-as como importante complementação às públicas.
Berenice, emocionada, informou ser a décima dos 11 filhos de Diosma Nunes e, mesmo quando pequena, esteve presente na edificação do Lar, ajudando a carregar alguns tijolos.
O vereador Roger Ney, antes de passar a palavra à professora Diosma, atribuiu a ela qualidades que devem ser seguidas como exemplo pelos pelotenses. "Seu tempo de atuação em benefício dos mais necessitados e o fato de chegar aos 85 anos com vontade, garra e determinação para defender suas propostas para Educação e Assistência Social, são condições que a caracterizam como uma pessoa muito especial.
A PRESIDENTE
Na presença de "amigos de todo o lado, equipe, e de muita gente que também carregou o Lar, ajudando a fazer sua história", a presidente da instituição, professora Diosma Nunes, ocupando a tribuna da Câmara, contou toda a trajetória do Instituto, desde o primeiro passo, dado há 50 anos por Moacir Dias, que erguera um galpão, em 1961, medindo 3mx3m, numa esquina da vila das Corujas, proximidades do presídio. Naquela época, dona Diosma era professora do Assis Brasil. Pouco depois, integrou-se ao Centro Espírita Lar de Jesus.
A proposta inicial do Lar de Jesus foi prestar atendimento espiritual e assistencial a famílias de apenados, que viviam nas redondezas. Muito pobres, precisavam de comida, roupas e remédios. Mais tarde, os precursores da instituição viram a carência de escolaridade das crianças, e ampliarem suas metas.
Em 7 de abril de 1963, graças à doação de terreno pelo então prefeito Edmar Fetter, ampliaram as instalações daquele centro, fundando a Escola Lar de Jesus - longe, sem transporte e sem professores disponíveis (apenas voluntários). Assim, foi a primeira escola de tempo integral em Pelotas. Pela manhã, atividades educacionais e, à tarde, cuidados com plantio e criação de animais. "As tarefas, no início, eram unicamente filantrópicas".
Dona Diosma foi a Porto Alegre, conseguiu o registro da escola "pobre, feia, com crianças carentes, em más instalações. Foi então que se lançou a maior campanha já vista, em 87 dias de divulgação e apelos em prol da construção de um novo prédio. A mobilização foi exitosa, graças à generosidade e amizade dos pelotenses."
Concluindo, dona Diosma desejou que Deus abençoasse a todos e citou uma frase de sua autoria: "Nada no mundo vive e prospera, se não à sombra do amor."
Após o encerramento da sessão solene, houve apresentação de integrantes da Oficina de Música do Instituto Lar de Jesus. Estiveram presentes os vereadores Dionízio Vellozo (PP), Carlos Alberto Passos (Beto da Z-3) e Milton Martins (PT), além do secretário de Desenvolvimento e Turismo, Eduardo Macluf, de superintendentes municipais e do ex-vereador Mansur Macluf.
"Nada no mundo vive e prospera, se não a sombra do amor" (Dioama Nunes). Na passagem dos seus 50 anos, agradeço o Instituto Lar de Jesus, por esta presente comigo em boa parte dos mementos mais felizes de minha vida. OBRIGADO LAR DE JESUS!!!
ResponderExcluir