A Secretaria de Saúde (SMS) realizou hoje (26), no Senac, a segunda e última etapa da capacitação, dirigida a todos os gerentes e supervisores da SMS, referente à implantação do Sistema Informatizado de Saúde (SIS), programa desenvolvido pela Coinpel por iniciativa da Superintendência de Administração e Finanças. O objetivo da SMS é, por meio do SIS, organizar o sistema de aquisição e manutenção de materiais, qualificando a gestão e, por consequência, melhorando o atendimento à população.
A capacitação teve início às 14h e contou com as presenças da secretária Arita Bergmann, do superintendente Administrativo da SMS, Antônio Carlos Selister, de Neusa kempfer, da Assessoria/RS, como voluntária, e ainda de Eduardo Carpena, da Coinpel, para explicação da parte operacional do SIS.
“Trata-se de uma importante ferramenta de gestão para organizar o fluxo de acesso interno de compras de materiais, solicitações de manutenção, reformas, para que não falte medicamentos ou nenhum outro material e que, sobretudo, nos permita agilidade, a fim de podermos manter um bom padrão de funcionamento”, comentou a secretária.
Arita diz que todos os pedidos serão feitos por meio de um formulário padrão, via SIS, que identifica quem faz o pedido, de quê e qual o prazo para a entrega. Todos os pedidos devem passar pela gerência do setor, que ficará responsável por avaliar, filtrar, autorizar e unir os pedidos, para que eles sejam encaminhados de uma única vez – evitando, assim, solicitações fracionadas, perda de tempo e trabalho desnecessário.
A partir deste procedimento, e tendo a descrição dos bens solicitados, segundo o formulário padrão, o Setor de Compras poderá definir se a compra deverá ser feita por meio de processo licitatório, ou se o almoxarifado ainda dispõe daquele bem ou se o pedido deve ser encaminhado ao setor de manutenção, etc., agilizando todo o processo.
“Com a capacitação de hoje, nós encerramos a parte teórica e agora vamos para a prática. Nos próximos dias estaremos ajudando, pontualmente, a fazer os ajustes onde eles encontrarem dificuldades, para que todos se familiarizem com o novo sistema. A partir de 1º de novembro começaremos a operar somente com o SIS”, adiantou Selister.
Data: 26/10/2011
Hora: 16:48
Redator: Joice Lima - 025029
Fotógrafo: Rafa Marin -
Comentários
Postar um comentário