Pelotas é a primeira cidade gaúcha a incluir o Dia de mobilização para doação de medula óssea.



Pelotas é a primeira cidade gaúcha a incluir o Dia de mobilização para doação de medula óssea, que será celebrado em 14 de dezembro, no Calendário Oficial de Eventos do Município. O prefeito Adolfo Antonio Fetter sancionou o projeto de lei Nº 5.597, para visa que neste dia sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e capacitação de doadores. “Esperamos que este seja o primeiro passo na direção do esclarecimento da população sobre este assunto e que contribua para diminuir o sofrimento de tantas famílias que passam anos à procura de um doador compatível”, disse o prefeito, ao assinar o documento. Estatísticas apontam que as chances de se encontrar um doador compatível é de uma em cem mil.
A proposição partiu da iniciativa do vereador  Eduardo Macluf em 2009, que ficou comovido com o caso do deputado federal Beto Albuquerque, que perdeu o filho de 19 anos, devido a uma leucemia mielóide. Ele também se comoveu com a dramática situação de Daiane Machado, que luta para conseguir um doador de medula óssea para o filho Wendryo, que sofre de uma doença rara: anemia de Fanconi.
“A coleta de amostra de sangue é um processo simples e a doação da medula óssea não prejudica em nada o doador. O maior problema ainda é a falta de informação. As pessoas em geral pensam que vão perder alguma coisa”, lamenta Daiane, mas comemora a iniciativa do Município, pioneira no Estado em incluir um dia específico para a mobilização de doadores de medula óssea, uma decisão que deve ajudar a derrubar o maior obstáculo no assunto: o medo de doar devido à desinformação.
Em Pelotas, a coleta da mostra de sangue é realizada no Hemopel, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Bento Gonçalves, 4.569. Telefone 3222-3002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...