A primeira frente de trabalho da Construtora ACPO, na orla do Laranjal, começou nesta semana a colocação de blocos de concreto do tipo Holland, nas cores natural e grafite, e a construção do meio-fio. As obras nos balneários Santo Antônio e Valverde foram divididas em dez trechos com a finalidade de causar o mínimo de transtorno possível aos veranistas, de acordo com o secretário-geral da Unidade Gerenciadora de Projetos da Prefeitura (UGP), Jair Seidel.
O primeiro deles, que deverá ficar pronto até o Natal, inicia 50 metros antes da rótula da avenida José Maria da Fontoura e termina na rua Rio Grande. Arquiteta da UGP e responsável pela fiscalização das intervenções na praia, Daniela Tunes antecipa que, após o dia 25 de dezembro, as obras serão transferidas para a altura do trapiche, no Valverde. O objetivo, segundo ela, é viabilizar com qualidade as festividades de final de ano, entre elas a tradicional comemoração do Réveillon, realizada em frente ao Shopping Mar de Dentro.
Além de ampliar o calçamento nas proximidades da rótula, mais precisamente no prolongamento da avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior, em direção ao Balneário dos Prazeres, a Prefeitura expandiu também o pavimento desta parte da via. “A comunidade vai encontrar, na primeira faixa recuperada, todas as árvores tratadas por meio de medidas fitossanitárias”, informa Daniela.
A arquiteta esclarece que o governo municipal, a partir da preocupação adicional com as figueiras históricas – alguma delas centenárias –, procedeu à execução do encanteiramento das raízes, protegendo-as dos carros que estacionam na beira da praia. Nos “recortes” do calçadão, sobre a areia, a população ganhará opções de lazer: três pracinhas de brinquedos e um espaço para academia, com dez equipamentos e quatro aparelhos para ginástica ao ar livre.
Facilitando o acesso a estas áreas, seis travessias em concreto, medindo cinco por 24 metros cada, garantirão mais segurança ao longo da via principal, a avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção Jr. Outra facilidade para moradores e turistas será a implantação de paraciclos, estacionamentos para bicicletas, em pontos de maior circulação. Compondo o mobiliário urbano, 271 bancos (54 com encosto e 15 sextavados), 45 lixeiras e 34 postes com três pétalas cada – portanto 102 lâmpadas – darão novos contornos à orla de um dos mais importantes cartões postais de Pelotas.
O empreendimento de revitalização da margem do Laranjal pertence ao projeto Polo do Sul, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e está avaliado em R$ 2,12 milhões. A administração do prefeito Adolfo Antonio Fetter, desde a primeira gestão, tem investido em melhorias em torno da Laguna dos Patos, destacando-se dragagem e qualificação do atracadouro de barcos da Divineia, na Colônia Z3, atendendo à demanda de 1,5 mil pescadores; e a expansão da infraestrutura de saneamento para captação e tratamento do esgoto domiciliar, que chegará a 35 quilômetros.
Data: 16/12/2011
Hora: 13:39
Redator: Carolina Ney - 23024/SP
Fotógrafo: Rafa Marin -
Comentários
Postar um comentário