Prefeitura e UFPel assinam convênio que viabilizará o CEO
Na tarde desta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura Municipal de Pelotas, por intermédio da Secretaria da Saúde (SMS), e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) renovaram o convênio para prestação de serviços ambulatoriais à população de Pelotas, por meio da Faculdade de Odontologia, e assinaram também o Termo Aditivo para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A solenidade ocorreu no Campus Porto da Universidade e contou com a presença do prefeito Adolfo Antonio Fetter, do reitor César Borges, da secretária de Saúde, Arita Bergmann, e da diretora da Faculdade de Odontologia da UFPel e responsável pelo projeto do CEO, Márcia Bueno Pinto.O prefeito Fetter manifestou sua satisfação em poder mediar mais este serviço que beneficiará usuários da rede pública de saúde do Município. Tanto ele quanto o reitor César Borges, recordaram diversas parcerias firmadas entre as duas instituições, tal como a restauração do Grande Hotel, prédio que guarda parte importante da história de Pelotas, cujas obras, com verba federal, foram viabilizadas por iniciativa da Prefeitura e que, desde o início da reforma, já contava em abrigar também um hotel-escola da Universidade.
De acordo com a superintendente de Gestões e Planejamento da SMS, Patrícia Guerreiro, os serviços odontológicos ambulatoriais serão disponibilizados imediatamente e o CEO entrará em funcionamento após a habilitação pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e liberação de recursos pelo Ministério da Saúde (MS).
Supervisor da Gerência de Saúde Bucal da SMS, Leandro Thurow enfatiza que, com o Centro de Especialidades, o Município começa a ofertar serviços de média complexidade em odontologia na rede pública de saúde. Ele explica que, em um primeiro momento, o CEO beneficiará os usuários de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – PAM-Fragata; Vila Municipal; Balsa; Bom Jesus; Vila Princesa; Bairro duro; Py-Crespo; Simões Lopes; Getúlio Vargas e CSU Cruzeiro. “Trata-se de um projeto-piloto, para treinamento e teste do sistema, mas nossa intenção é logo expandi-lo a toda a rede”, disse. Estes locais serão campo de estágio para acadêmicos da FO/UFPel.
O CEO tipo I, cujo o projeto foi formatado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), deverá funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFPel, com três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de RX dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera. Serão assegurados os protocolos de biossegurança e de conduta clínica para cada especialidade no desenvolvimento do projeto e nas ações de assistência.
O Centro receberá o nome de CEO Jequitibá, em homenagem ao centenário da faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 21 de setembro último - o jequitibá simboliza as bodas de 100 anos. O CEO prevê atendimentos clínico-cirúrgicos de Odontologia nas áreas de: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Serão encaminhados à faculdade, de forma programada e previamente estabelecida, um número semanal de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico será realizado mediante agendamento prévio do paciente junto à secretaria do CEO.
Também presenciaram a renovação do convênio e assinatura do termo Aditivo do CEO o vice-reitor Manoel Brenner de Moraes, o vereador Eduardo Leite, presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, as superintendentes da SMS, Patrícia Guerreiro e Patrícia Cavada, e pró-reitores da UFPel, entre outros.
Data: 07/12/2011
Hora: 18:53
Redator: Joice Lima - 025029
Fotógrafo: Joice Lima - 025029
Comentários
Postar um comentário