Reunião de trabalho do prefeito Adolfo Antonio Fetter com a secretária de Saúde Arita Bergmann.

 

 
         A viabilização da implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 1, no Areal, e 3, na região central, foi tema da reunião de trabalho do prefeito Adolfo Antonio Fetter com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e o titular da pasta de Gestão Urbana, Luciano Oleiro. Na audiência da manhã de hoje (22), da qual participou também a gerente de Projetos da Secretaria de Saúde (SMS), Lilian Yurgel, os gestores discutiram alternativas de áreas para construção das UPAs.

         Após definir a localização da unidade do Areal, o prefeito lamentou a não concretização da permuta de terrenos com a Santa Casa, em tratativas durante todo o exercício de 2011. “É lamentável que, após um ano de negociações, a cidade perca um ano em razão de empecilho alheio ao governo municipal”, lastimou o chefe do Executivo pelotense. A administração do Município tentou fechar a transação com o hospital, cuja propriedade na rua Marcílio Dias, por ser central, mostrava-se adequada ao atendimento do contingente de 200 mil pessoas.

         “Embora a parceira potencial tenha declinado da troca de imóveis, nossa gestão tem pressa e, em breve, será anunciado em definitivo o local deste importante empreendimento, que é quase um pronto-socorro”, enfatizou o prefeito. Conforme Fetter, a aposta no negócio com a Santa Casa justificou-se pela proximidade a um complexo hospitalar, por toda a retaguarda desta infraestrutura logística e pelo fato da instituição já ter sediado um PS no passado. “Independentemente desse entrave, totalmente inesperado, nossa gestão assegurou recursos e vai continuar cumprindo prazos e metas”, destacou.

         Sobre a exigência do Ministério da Saúde, de que os municípios sejam proprietários dos terrenos nos quais edificarão as UPAs, a secretária Arita informou que a regra surgiu no meio do processo, impedindo, por exemplo, a modalidade “cessão de uso”. Apesar dos obstáculos que apareceram no caminho burocrático de implementação das unidades, a titular da pasta municipal de Saúde garantiu ao prefeito que as sugestões objetivas de áreas para construção são apropriadas às normas da União.

         No que diz respeito à Unidade de Pronto Atendimento nível 1, que deverá ser capaz de suprir a demanda de 60 mil habitantes, Fetter sentenciou: “Não vamos esperar nem mais um dia. O mais tardar em abril o projeto com as especificidades técnicas estará pronto”. A determinação do chefe do Poder Executivo de Pelotas abrange cada passo do cronograma que ele próprio estabeleceu na reunião desta quinta-feira (22). Fetter solicitou à equipe que empreenda esforço máximo para lançar o edital – que terá, como objeto, a contratação de empresa para a concepção do planejamento técnico da UPA do Areal – na próxima semana, ainda antes do ano novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...