Prefeitura organiza qualificação da saúde para 2012


         A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 71, que prevê qualificações na saúde básica do município em 2012. Entre as melhorias está a flexibilização da carga horária dos médicos da Estratégia de Saúde da Família, para que possam fazer 20 horas semanais; cria adicional para cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal; aumenta adicional de todos os profissionais do Programa e aumenta o número de equipes.
         A flexibilização da carga horária dos médicos, de acordo com a superintendente de Ações em Saúde, Patrícia Cavada, foi viabilizada por uma portaria do Ministério da Saúde, e neste caso podem ser contratados dois profissionais de 20 horas, no lugar de um com 40 horas. E o aumento dos médicos é o mais significativo em 11 anos.
         Para a secretária, Arita Bergmann, o aumento de incentivo é uma forma de valorização da saúde básica e de garantir a permanência dos profissionais na equipe, especialmente os médicos, que também terão a possibilidade de diminuição de carga horária, com remuneração proporcional, já que hoje há uma rotatividade no Programa. Ela afirma que a ESF é o meio de desenvolvimento de ações de prevenção em saúde e estão com tudo preparado para ampliar a saúde da família.
         Com a lei, as equipes já criadas para 2012 do Programa de Agentes Comunitários (Pacs) poderão ser transformadas em ESF, já que prevê médico com carga horária inferior à da ESF até então, mas prestam o mesmo serviço. Atualmente, existem 29 equipes, e outras 11 atuarão a partir de 2012 – três no Obelisco e uma em cada uma das seguintes comunidades: Monte Bonito, Dunas, Balneário dos Prazeres, Laranjal (Pontal da Barra e Nesga), Colônia Osório; Passo do Salso; Areal Leste e Triunfo.
         Além disso, pela primeira vez em Pelotas a ESF inclui a saúde bucal. De acordo com o supervisor da Gerência de Saúde Bucal da SMS, Leandro Thurow, inicialmente serão sete equipes de saúde bucal no início de 2012, mas esse número deve ser aumentado gradualmente, já que há 33 equipes aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que receberão o serviço são a Vila Princesa, Cerrito Alegre, Sanga Funda, Barro Duro, Colônia Pedreiras, Colônia Cordeiro de Farias e Vila Municipal.



Data: 28/12/2011
Hora: 15:13
Redator: Alessandra Meirelles - 10052
Fotógrafo: Arquivo ASCOM -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Amélia é novamente indicada entre os dez melhores senadores

31/03/2011 Nosso encontro online...