Secretária e deputado Hamm visitam terreno da UBS Zona Norte
Arita disse ao deputado que todos os projetos executivos foram concluídos e encaminhados à Caixa Econômica Federal e, assim que a Caixa liberar os recursos, será aberta a licitação. A expectativa da secretária é poder começar a obra no início do ano que vem. A secretária ouviu a comunidade local e disse que é sensível ao seu pleito, de que a UBS funcione também em terceiro turno e fará todo o possível para atender à solicitação.
O deputado Afonso Hamm recordou que, embora seja natural de Bagé e sua formação acadêmica seja em Agronomia – graduou-se na UFPel, em Pelotas – faz tempo que percebeu que a saúde deve ser prioridade e garantiu que Pelotas está entre os municípios que costuma priorizar. Hamm disse que costuma visitar as instituições de saúde, para conhecer suas carências e informou que empenhou hoje (9) outros R$ 300 mil para o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). “Uma vez o prefeito Fetter me falou: queres ajudar Pelotas? Ajuda a construir a UBS da Zona Norte que tem um local estratégico, pela posição, e vai beneficiar muita gente”, contou.
A nova UBS atenderá as exigências da atenção básica de saúde e as normas da Vigilância Sanitária e contará, em uma área construída de 316,10 metros quadrados, com atendimento médico e odontológico, imunização, prevenção, proteção da família (idosos, crianças e gestantes), dois consultórios, nebulização, vestiários com chuveiros para uso dos funcionários, consultório diferenciado para ginecologia, com banheiro, e até uma farmácia e sala de reuniões para uso tanto dos funcionários quanto da comunidade – grupos de hipertensos, de idosos, etc. Além disso, a planta foi concebida de modo que as crianças não tenham que circular pelas demais áreas, evitando assim, contato com outros doentes.
No final de agosto, o prefeito Adolfo Antonio Fetter conseguiu assegurar, pela Superintendência do Patrimônio Geral da União (PGU), na capital do estado, o recebimento da área, um terreno de 1.044,81 metros quadrados que pertencia ao Ministério da Agricultura e passou a ser de alçada e competência do Município, na qual será instalada a nova UBS Zona Norte.
Arita lembra que além da futura UBS Zona Norte, em breve, o Município terá sete novas UBSs pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), também a UBS União de Bairros, com recursos do estado, e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de diversas reformas e ampliações já feitas. “Estamos fazendo uma série de esforços para que, juntos, tenhamos em 2012 uma Pelotas com mais saúde”, disse a secretária.
Data: 09/12/2011
Hora: 18:13
Redator: Joice Lima - 025029
Fotógrafo: Joice Lima - 025029
Comentários
Postar um comentário